terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Vespa transforma barata em zumbi

Foto: jewel-wasp

A vespa (Ampulex compressa) habita regiões tropicais do sul da Ásia, África e Ilhas do Pacífico apresenta uma bela coloração verde metálica e uma forma grotesca de se reproduzir.

As fêmeas utilizam baratas como hospedeira e fonte de alimento para suas larvas num processo digno de uma estória de ficção científica.

A vespa aplica duas ferroadas. A primeira, paralisa as patas dianteiras da barata para facilitar a segunda, mais precisa, aplicada na região do cérebro para paralisar definitivamente os reflexos da vítima.

Foto: zumbiA barata então, transforma-se numa espécie de zumbi sem vontade própria para, em seguida, a vespa cortar suas antenas e alimentar-se do seu sangue.

A vespa conduz a barata morta-viva para um buraco e coloca um ovo no abdômen do inseto, que simplesmente espera o ovo se abrir depois de um período de trêsFoto: alien dias. A larva recém-nascida alimenta-se dos órgãos numa sequência que garante que o hospedeiro permaneça vivo até a larva alcançar seu estágio de pupa. Eventualmente, o inseto adulto emerge de dentro do corpo da barata. Sacam o filme Alien – O Oitavo Passageiro?

5 comentários:

  1. já vi um desses na minha casa.. alias já matei um desses morri de medo pq minha mãe diz que insetos muito coloridos são venenosos .. e eu moro em são paulo !! pois é sempre axei q era uma formigona estranha que voa e não uma vespa .. ai que medo .. ele realmente hipinotiza a barata !

    ResponderExcluir
  2. eu tbm vi ontem uma dessas aki em casa ela e perigosa para humanos alguem sabe

    ResponderExcluir
  3. Conheço essa vespa, mas ela também habita a América do Sul. Fui vítima de uma ferroada dessa vespa no abdomem quando observa o inseto capturando uma barata no quintal de minha de casa. Cena de filme de terror, foi pavoros quando ela subitamente decolou e me agrdiu na barriga.
    A dor é alucinante, mas passou com analgésico e muito gêlo. Acredito que se esse veneno fosse parar na circulação a coisa ia se agravar...
    Tem uma parecida com essa que beira os 8 cm de comprimento e é preta, pode até matar um homem.
    Não são agressivas e não entendi o porque do ataque sobre mim, já que estava a uma boa distância do inseto.

    ResponderExcluir
  4. Hua hua hua hua Nossa Eu briguei com uma esses dias aqui no serviço "TENSO" Janelas Fechadas e ela(e) Aquilo voando aff!!! Sei que peguei o Bom AR e ataquei deixando zonza tive tempo pra abrir a janela e deixar ela ir embora =D hahha mas quem me visse iria dar muita rizada kkkkkkkkkkkkk Preferia enfrentar com cao doque aquela coisa pequena kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Vi ontem uma e a barata andando so obedecendo a formigona verde... fiquei parada tentando entender o q acontecia, fui no google e descobri! viva o google! ahahahahha

    ResponderExcluir

 
© Papeis Krista '' Por Elke di Barros